top of page
  • sitesuel

FORRÓCAJÚ-SÃO JOÃO, Aracajú, SE, 2003: a viagem mais que especial na minha vida acadêmica e pessoal!


O encontro com a lenda viva do forró, da cultura nordestina, Dominguinhos. Sem palavras, só emoção, alegria de poder estar ao lado do grande mestre e poder entrevistá-lo. Salve!


Outra lenda que estava viva em 2003, a Rainha do Xaxado, Marinês, e pude conhecê-la, entrevistá-la e ouvir pela primeira e última vez na minha vida suas músicas ao vivo. Um privilégio!



Elba Ramalho, linda demais e muito educada, também tive a chance de entrevistá-la, e ouvir de pertinho seu show que foi espetacular.



Geraldo Azevedo, um doce de pessoa, super agradável e atencioso. A entrevista dele foi à primeira da minha vida com um artista tão renomado e importante para a nossa cultura.



Alceu Valença no show do Dominguinhos! Eu delirei de emoção!



Grande sanfoneiro, a lenda que estava viva, Sivuca! Um dos maiores acordeonistas do mundo! Outra grande entrevista para toda a minha carreira e minha vida. E, parecia um sonho mesmo, pois o melhor estava por vir: o encontro de duas culturas diferentes, mas do mesmo país: o nordeste, com o sul, por meio de Sivuca e Renato Borguetti, respectivamente ao vivo tocando “brasileirinha”, forró instrumental que jamais pensei ouvir ao vivo e muito menos com os dois músicos.



Renato Borguetti, gaúcho fala da união sul e nordeste: “já participei de um projeto do Dominguinhos, chamado Projeto Asa Branca foram mais de 100 shows pelo Brasil inteiro. Era forró. Era um projeto de música nordestina baseado na obra de Luiz Gonzaga então eu acho que essa integração está mais fácil, todo esse conhecimento ….norte nordeste..então eu acho que essa integração já existe.”



Trio Nordestino, mais de 50 anos de história pelo Brasil. E, amado pela nova geração do forró, a qual a mídia intitulou de “forró universitário”, que nada mais é que a valorização do forró pé de serra, como o trio mesmo disse: “forró é forró!”.



Amelinha, um ícone da nossa cultura nordestina. Sua entrevista foi muito importante para minhas conclusões na minha pesquisa, em relação à união, a alegria e muito mais.



Acredita que fui entrevistada ao vivo pela Tv Sergipe? A pesquisadora de forró de Santa Catarina está aqui presente nesse São João de 2003... Imagina se não fiquei nervosa para falar ao vivo?



“Marionete”, projeto cultural elaborado pelo pesquisador de forró, Paulo Corrêa, Aracajú, SE, o qual tive a oportunidade de entrevistar e passear pela cidade dentro desse ônibus super divertido, com manifestações culturais presentes no forró, por exemplo: um trio pé de serra autêntico do sertão nordestino, os passageiros dançando forró, bebendo a cachaça tradicional e beliscando ovo de codorna! Simplesmente uma experiência única e maravilhosa.



Aprendi com todos esses anos de prática pedagógica, na ministração de aulas, no convívio social com todos meus queridos alunos que passaram pelo meu caminho de consolidações profissionais, que o mais importante de tudo é viver, se expressar com amor e ser verdadeiramente sincera a nossa realidade, que pode sim ser mudada, reelaborada por meio de nosso empenho e disciplina em alcançar o que antes era inalcançável. E, para evidenciar mais ainda minha conclusão deixo aqui citada uma frase que representa em sua totalidade a mais pura verdade: “A única revolução possível é dentro de nós mesmos”. (Mahatma Gandhi)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page